Novidades

Diante de tempestades solares, internautas registram aurora boreal

 
 
Imagem de Neco Administrator
Diante de tempestades solares, internautas registram aurora boreal
por Neco Administrator - domingo, 14 Set 2014, 05:47
 

 

Especialistas garantem que as duas tempestades solares que afetam a Terra desde a noite desta quinta-feira não causarão maiores danos. Diante disso, se espalharam pelas redes sociais os belos registros do fenômeno resultante dessas tempestades: a aurora boreal.
As tempestades solares são resultado de erupções da massa coronal da superfície do Sol, a primeira ocorrida na noite de segunda-feira e a segunda, de maior intensidade, na tarde de quarta-feira. Estas erupções projetam plasma ionizado para o espaço em grande velocidade, o que produz uma  interferência no campo magnético terrestre, provocando tormentas magnéticas.
As duas erupções foram muito próximas em espaço de tempo e ocorreram na mesma zona do sol, no centro do disco, em direção à Terra.

Dado ao nível de intensidade geomagnética esperado, estas tempestades poderiam “provocar alguns problemas nas comunicações por rádio e sinal de GPS, assim como irregularidades na voltagem da rede de distribuição elétrica nas latitudes norte dos Estados Unidos", disse Thomas Berger, diretor do centro americano de Previsão do Clima Espacial.
— Estas duas tempestades também deverão produzir auroras boreais espetaculares no norte dos Estados Unidos e no Canadá na noite de sexta-feira — destacou Berger.
Dito e feito. Internautas do mundo inteiro tuítaram fotos de diferentes lugares e percepções. Um deles foi o astronauta americano Reid Wiseman, que está na Estação Espacial Internacional. Em sua conta no Twitter, Wiseman escreveu “As lindas auroras estão voltando. Um retorno bem-vindo de fato!” (tradução livre).
A aurora boreal é resultado da energia liberada por campos magnéticos solares. Na Terra, essa energia interage com oxigênio e nitrogênio para produzir um show de luzes vermelhas, verdes e roxas.
* Zero Hora